quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O MAIOR QUE EU VI JOGAR ! #SÃOMARCOSETERNO









Salve Octos,


Tive que antecipar minha volta aqui, pois uma notícia dessas, non se pode passar em branco.







O Brasil deixará de ver atuar um dos maiores jogadores que já desfilaram nos seus gramados. Parabéns, Marcos, você é um exemplo a ser seguido por todos os jogadores, principalmente para essa galera que depois que fica cheia da grana só quer saber de tirar onda e, futebol que é bom, nada.
Muito mais que um goleiro, um jogador ou um profissional do futebol, Marcos era diferente era um Santo.
Apelido esse por causa de seus milagres debaixo das traves e de seus milhares de pênaltis defendidos ao longo de sua carreira.
Carreira essa dedicada apenas a um time, dos 38 anos de vida, 20 foram dedicados a Sociedade Esportiva Palmeiras em 530 jogos, honrando a nostra camisa como talvez ninguém jamais honrou.
Marcos sem sombra de dúvidas era o símbolo da torcida ali no campo, e por muitas vezes agiu como se fosse um torcedor mesmo de arquibancada, quem non se lembra daquele jogo contra o grêmio que aos 15, 20 minutos do segundo tempo ele já se arriscava no ataque tentando ajudar de alguma forma? Com certeza qualquer torcedor faria o mesmo...
Mais non era só essa garra, vontade e determinação dentro de campo que nos orgulhava em tê-lo no nostro time, fora dele era um cara muito gente boa, integro e com um caráter fora do do comum.
Outro episódio que chamou atenção foi no ano passado, o Palmeiras goleava o Avaí por 4x0 no Canindé, quando o arbitro assinalou pênalti para o Palmeiras, o estádio inteiro foi abaixo pedindo para que o Santo cobrasse o penal, mas por respeito ao goleiro que começava do lado de lá, o santo decidiu não bater o pênalti para não humilhar o garoto. Atitude de ídolo, que por essas e outras ele non é amado e respeitado apenas pela nossa torcida e sim por todas as outras.
Partidas memoráveis desfilam sobre minha memória, como em 99 no ano em que de fato eu o conheci, defesas espetaculares e no fim, um pênalti defendido do Vampeta. A partir dai alguma coisa nascia, io nunca tinha visto nada igual, nenhum goleiro defender tanto em um jogo como aquele, nascia ali minha paixão pelo Eterno São Marcos.

Momentos que marcaram a carreira do Santo Palestrino:











Primeiro Jogo - estreou pelo Palmeiras em 16 de maio de 1992. Com apenas 18 anos e recém campeão paulista sub-20 pelo Verdão, a jovem promessa foi escalada pelo técnico Nelsinho Baptista

















Primeiro Jogo como Titular - Em sua verdadeira estreia pelo Palmeiras foi em 19 de maio de 1996, também pelo Campeonato Paulista, diante do Botafogo de Ribeirão Preto. A partida foi disputada no Palestra Itália, e Marcos defendeu um pênalti em mais uma vitória por 4 a 0 (três gols de Djalminha e um de Müller).












Nasce o Santo – no primeiro jogo das quartas de finais da libertadores de 99 contra o Corinthians, o camisa 12 pegou simplesmente TUDO e o Palmeiras ganhou o jogo por 2x0 contra o seu maior rival em uma partida memorável em que eu jamais vi um goleiro jogar daquele jeito, nascia São Marcos














Libertadores - Depois de passar por Vaxco ( Brother ) Corinthians ( Freguês ) River ( Algoz do Fregues ) Chegou a final contra o D. Cali, e nos pênaltis como non podia ser diferente, o Marcos ganhou o maior título dele com a camisa do Palmeiras a tão desejada LIBERTADORES! Obrigado Santo.















Acontece... – Não foi bem uma falha, e sim algum erro de posicionamento, naquele gol do Manchester, mas a torcida jamais o crucificou por isso, afinal, se chegamos até a final do mundial, foi pelas defesas dele.






















Épico - No ano seguinte, o título sul-americano não veio. Mas a defesa na cobrança de pênalti do corintiano Marcelinho Carioca na semifinal daquela Libertadores sacramentou a eliminação do rival ( Bi- Eliminado ) e canonizou de vez o Santo nos corações palestrinos. Paritu Marcelinho Maaaaaarcoooos!!!!















Cafézinho – Em um jogo válido pela libertadores, o santo de tão suave que estava o jogo, pediu um Cafézinho para tomar, porém de forma alguma ele quis menosprezar o adversário, como disse em entrevistas depois do jogo.














Campeão do Mundo - Marcos por causa de suas milagrosas atuações nos anos anteriores, foi para a copa e ajudou muito a seleção sair do Japão com a quinta estrela, tendo uma atuação épica contra a Bélgica nas oitavas, e outra na final contra Alemanha, quando o Santo pegou 2 bola dificílimas, porém o Santo não conseguiu evitar a queda do time para a série B daquele ano.














Serie B - Em 2003 o casamento se firmava, super valorizado por ter sido o melhor goleiro da copa, o gigante Europeu Arsenal ofereceu nada mais nada menos do que a bagatela de 45 Milhões de Euros pelo jogador, porém o jogador recusou a proposta e preferiu jogar a série B pelo time que amava. ( Jamais vi coisa parecida )


















O Balde – Transparente como sempre foi, e cansado de tomar gol naquele jogo, o jogador chutou o balde ou melhor o vento, como faz o mago hoje, ao dar uma furada para o sétimo gol do vitória, e mesmo assim a torcida non ficou brava com ele, era um desabafo e a torcida como sempre estava ao seu lado.





















Contusões - A baixa da carreira ficou por conta das constantes lesões que insistiam em o acompanhar, io já perdi a conta de quantas cirugias o santo fez ao longo da sua carreira, põe tala no anti braço, tira tala, opera o tornozelo, ombro, braço esquerdo entre outros, e mesmo assim o Santo sempre deu a volta por cima e voltava em bom nível.




























Último Titulo- O Ultimo título marcou pela suas palavras no vestiário antes do jogo começar, o vídeo simplesmente arrepia, onde ele fala de todas as contusões e repete 2x que ele non ia perder para a Ponte NEM A PAU!!!! “ Eu me quebro todo denovo, mas eu não vou perder NEM A PAU “ Disse o Jogador, e este foi o último título da sua carreira.



















Noite de Gala – Junto com o jogo de 99, foi o jogo que eu fiquei mais impressionado com o santo. Ele tirava a bola de todos os jeitos, foi um bombardeio do Sport pra cima do Palmeiras, e o goleiro fazia milagre atrás de milagres, foi um jogo impressionante, e no final na decisão por pênaltis, o Santo ainda me pega 3 penais, levando a loucura io e mais uma nação de 17 milhões de apaixonados.





















Aposentadoria – e agora em 2012 uma notícia que pra mim, foi uma das piores da minha vida se não a pior, ir ao estádio e não te ver mais vai ser horrível e difícil de acostumar, já era uma tradição quando você entrava e fazia sua oração debaixos das traves, erguendo as mãos para o céus. Mais infelizmente um dia isto ia chegar, por mim você jogava mais 20 anos, porem as dores e a idade non deixam.












Títulos:





Campeonatos Paulista de 1993, 1994, 1996 e 2008
Torneios Rio-São Paulo de 1993 e 2000
Copa do Brasil de 1998
Copa dos Campeões de 2000
Campeonatos Brasileiros de 1993 e 1994
Série B de 2003
Copa Mercosul de 1998
Libertadores de 1999
Copa América de 1999
Copa das Confederações de 2005
Copa do Mundo de 2002


Obrigado por tudo Santo, que você descanse agora um pouco, pra depois voltar ao nostro palestra como qualquer outro cargo, porque você não pode ficar longe nunca do nosso clube, nós ainda precisamos de você. Quem sabe mais pra frente você não se torne Presidente? Só você pode mudar a atual situação administrativa do clube, só você!!!!!!!!
Só temos a agradecer por cada gota de suor que você derramou por nós, por isso non te digo Adeus, e sim, Até logo.









Io quero um busto para o Santo na Nova Arena!

#SãoMarcosEterno








Marinho MV

0 comentários: